quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sistema de login SIMPLES

Pessoal, vo tenta explica minha situação, sou usuário do forum faz um tempo , porem eu so uma das pessoas que só pegava informação, porem me descidi participar do forum, pois assim eu aprendo tambem.

Não sei quase nada de programação, mais sei que o forum será um incentivo pra eu procurar saber mais e postar tutoriais, vou mostrar agora como fazer um login simples sem banco de dados.

Não é o maximo que sei fazer mais é uma das coisas que podem ajudar muitos iniciantes como eu. que queiram colocar uma certa segurança em seus programas.

Bom Vamos lá;

1. Cria um formulário.
2. Mude as opções do formulário para:
* Name: "Frmlogin"
* Caption: "Sistema de login"
* BorderIcons:
** biSystemMenu = False
** biMinimize = False
** biMaximize = False
** biHelp = False ( o help não influenciará em nada, caso deixe como true fique ao seu critério.)

* BorderStryle = "bsNome"
* Position = "poScreenCenter"

Vamos a explicações:
Name = Nome ao forumulário;
Caption = Titulo do formulário;

BorderIcons :
biSystemMenu = False ( Desabilita menu )
biMinimize = False ( Desabilita o minimizar )
biMaximize = False ( Desabilita o Maximizar )
biHelp = False ( Desbilita o Help (Ajuda) )

BorderStyle = bsNone ( Desabilita a borda do formulário )
Position = poScreenCenter ( Deixa o aplicativo no centro do monitor )

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acrecente ao seu forumlário:
2 label
2 Edit
2 Buttons


Label1:
Caption: LOGIN:

Label2:
Caption: SENHA

Edit1:
Name: txtLogin
Text: " " (Vazio, por tanto apague o Edit1 padrão)

Edit2:
Name: txtSenha
Text: " " (Vazio, por tanto apague o Edit2 padrão)

Button1:
Name: btnEntrar
caption: ENTRAR

Button2:
Name: btnSair
Caption: SAIR

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Após ter feito a parte gráfica do seu programa de login, vamos a "programação" ;

De um duplo clique no btnEntrar (Botão Entrar), acrecente o seguinte código:
Código:
begin
if (txtLogin.Text = 'USUARIO_QUE_DESEJAR') And (txtSenha.Text = 'SENHA_QUE_QUISER')
then
begin
frmLogin.close;
end
// Se usuário e senha for igual ao definido então fecha o formulário;
// caso não seja aparece a mensagem para o usuario colocar o usuario e a senha
// correta.

else
ShowMessage('Por favor coloque o usuário e a senha correta');

// limpa o campo de usuario
txtLogin.Clear;
// limpa o campo de senha
txtSenha.Clear;

// manda o cursor para o campo de login
txtLogin.SetFocus;

end;
Ao colocar o código, de um F9 e verpa o resultado.


Assim, é um programa muito simples, mais quem está começando, começa a sentir insentivo para continuar, assim como eu me sinto quando descubro algo novo.
Sei que existem muitos tutoriais pela net, mais se eu fosse pensa nisso eu não tentaria postar nada, pois hoje em dia, tudo se acha na internet.

Não sei programar em delphi, mais eu to começando a estudar muito a sério;
Espero que não atrapalhe ou pense que seja inutil.

Obrigado a todos.

0 comentários:

Postar um comentário