Uma das ferramentas mais requisitadas e usadas por hackers e crackers em testes de invasão e invasões são os scanners, com eles é possível fazer uma varredura parcial ou completa de um ou mais computadores conectados a rede, e obter diversas informações de possíveis vulnerabilidades como: portas abertas indevidamente, programas e/ou sistema operacional desatualizados, serviços rodando indevidamente, dentre outras falhas.
Hoje em dia existem diversos scanners, alguns são bem simples e apenas informam quais portas estão abertas em um determinado computador, já outros são robustos e informam até problemas de configurações e falta de patches em programas e/ou no sistema operacional do computador.
As vantagens dos scanners mais simples estão relacionadas a velocidade e praticidade, isso é muito útil em casos de testes de invasão superficiais ou básicos. Já as vantagens dos scanners mais completos, estão relacionadas a diversidade de informações que eles retornam e a diversidade de testes, que eles podem fazer junto ao scanneamento básico, a verdade é que cada scanner serve para um determinado momento.
O Retina Community é um scanner de vulnerabilidades gratuito para até 32 IPs, com diversos recursos e bem rápido, ele é ótimo para hackers e crackers ou até mesmo para empresas e organizações que não podem investir muito com segurança e TI.
No caso de um hacker ou cracker, o mesmo pode utilizar o Retina para obter diversas informações do computador alvo, para que possa a partir dai traçar o plano de invasão. Já no caso de empresas e organizações, o administrador da rede ou responsável pela segurança dos computadores, pode simplesmente escanear os computadores da rede e obter um relatório completo das vulnerabilidades, dessa forma, ele pode fazer a segurança dos computadores e da rede ou contratar um hacker para tentar penetrar a falha, e ver até onde ela vai e o quanto ela pode prejudicar a empresa, se já não prejudicou, além disso é claro, corrigir os erros e reforçar a segurança.
Dentre as funcionalidades do Retina Community estão:
- Avaliação das vulnerabilidades em sistemas operacionais, aplicações, dispositivos e ambientes virtuais
- Identificação de vulnerabilidades 0-day (zero-day)
- SCAP configuração de digitalização
- Atualizações de vulnerabilidades integrado e alerta
- Relatórios de vulnerabilidades detalhados a nível executivo
- Suporte on-line e recursos da equipe de pesquisa da eEye
O Retina Community é um scanner para a familia Windows (7/ Vista/ 2008/ XP/ 2000), ele pode ser baixado gratuitamente através do site oficial dos desenvolvedores.
Em breve faremos alguns tutoriais e vídeo aulas desse e outros scanners.
Não deixem de comentar !!!
1 comentários:
Parabens pelo post,muinta informaçao de qualidade!
ando carniando as paginas do cite atras de informaçao ;D vls abraço
Postar um comentário