terça-feira, 16 de agosto de 2011

Anonymous invade sistema de transporte de São Francisco, nos EUA



Anonymous hackers O grupo Anonymous invadiu o serviço de sistema de transportes da região de São Francisco, nos Estados Unidos (conhecido como BART, Bay Area Rapid Transit), capturou dados confidenciais de 2,4 mil usuários e publicou na Internet.



Os dados foram obtidos no site myBART.org e incluem nome, sobrenome, endereço e número de telefone das pessoas que utilizam o sistema de transporte e que usaram o site para gerenciar suas contas (o site permite a venda de bilhetes, entre outros serviços). No começo da manhã desta segunda (15/8), a página estava fora do ar, apenas com uma mensagem dizendo que ele seria atualizado.



O ataque acontece depois que os responsáveis pelo sistema de transporte da cidade norte-americana desligaram o serviço para telefones móveis de centenas de milhares de passageiros na noite de quinta (10/8).



Segundo a empresa responsável pelo transporte, usuários estavam utilizando seus celulares e redes sociais para organizar um protesto contra a violência, que poderia colocar em risco outros passageiros.



A rede BART, que tem sua própria equipe de segurança, tem sido criticada pela ação violenta. Nos últimos dois anos, duas pessoas foram mortas a tiros por funcionários.



Em um comunicado, a agência confirmou que 2,4 mil dos seus 55 mil usuários tiveram seus dados capturados. Os responsáveis recomendam que as pessoas que usam o sistema estejam alerta para golpes virtuais, que podem utilizar os dados confidenciais capturados. As vítimas foram notificadas pela companhia.



O grupo hacker Anonymous tem publicado mensagens no Twitter sobre o caso com a hashtag #OpBART e na conta OpBART. “Pedimos desculpas a todo cidadão que teve suas informações publicadas, mas você deveria perguntar aos responsáveis pelo sistema de transporte por que suas informações estavam desprotegidas”, publicou o grupo.



O grupo também afirmou que pode promover um protesto pacífico às 17h de hoje na estação do Civic Center, em São Francisco.



Responsável por uma longa lista de ações contra redes corporativas, o Anonymous diz usar o hacking como forma de chamar a atenção para as causas e questões que defende. Nos últimos tempos, o grupo tem concentrado suas ações em alvos militares, aliados dos EUA e empresas do setor de defesa.

0 comentários:

Postar um comentário