terça-feira, 30 de agosto de 2011

Primeiro vírus brasileiro para Windows 7 64bits


Uma das vantagens em ter um sistema operacional 64bits além do ganho em recursos e velocidades é a segurança aplicada ao sistema que é um pouco mais forte, pelo menos no caso do Windows 7 64bits, por esse motivo, alguns vírus criados para sistemas 32bits podem não funcionar corretamente em sistemas 64bits.
Nessa semana a Kaspersky Labs encontrou o primeiro vírus “brasileiro” criado especificamente para sistema operacionais 64bits. Esse vírus é um cavalo de tróia capaz de roubar senhas de banco, utilizando funções especificas do Windows 7 64bits por exemplo, para remover softwares de segurança instalados por bancos.
Por se tratar de um trojan (cavalo de tróia), para que o vírus entre em ação, é preciso que o usuário o execute, por esse motivo, o Controle de Contas de Usuários do Windows 7 (UAC), que é mais conhecido como notificações do sistema, ainda consegue barrar o vírus até segunda ordem, que é quando aparece a famosa notificação perguntando se você permite que o programa em questão faça alterações no sistema, se você clicar em não, o vírus não conseguira remover o software de segurança do banco, porém ainda será executado.
Segundo a Kaspersky, o vírus ainda é capaz de adicionar listas de autoridades certificadoras falsas no sistema alvo e também faz redirecionamentos de sites de bancos, para levar a vítima a um site de banco falso, controlado pelo invasor, ou seja, você acessaria um site de banco aparentemente verdadeiro, com até mesmo o cadeado de segurança no navegador ao lado do endereço.
Para evitar esse tipo de ataque, tome sempre muito cuidado com o que você baixa e executa em seu computador.
Não deixem de comentar ;) !!!

0 comentários:

Postar um comentário