Dentre os sistemas operacionais para dispositivos móveis, o Android é hoje o alvo preferido de criminosos virtuais para a disseminação de vírus e outros códigos maliciosos, afirma o especialista em segurança virtual e diretor do departamento de pesquisa da F-Secure, Mikko Hyppönen. “Isso se deve ao rápido crescimento da base mundial de usuários do Android, mas também ao fato de ser um sistema operacional de código aberto e à facilidade de publicação de aplicativos no Android Market”, explica.
Segundo Hyppönen, a F-Secure já identificou algumas centenas de vírus para smartphones. “É uma quantidade pequena, mas que está aumentando rapidamente”, afirma. A maioria foi desenvolvida para aparelhos equipados com Android e Symbian. O especialista diz que não é difícil publicar software malicioso no Android Market, ao contrário da App Store, da Apple, na qual a análise de títulos submetidos é mais rigorosa.
A ameaça mais comum para smartphones no momento são cavalos-de-Troia (trojans), software que se instala secretamente no aparelho para realizar comandos não solicitados, especialmente ligações telefônicas internacionais para serviços premium. Geralmente esses trojans são distribuídos gratuitamente em lojas de aplicativos disfarçados como games ou utilitários simples, tais como jogos de pôquer e calculadoras.
No iPhone, houve apenas dois casos conhecidos de vírus e ambos só infectavam aparelhos desbloqueados irregularmente por usuários, o chamado “jailbreak”.
A F-Secure é uma empresa finlandesa especializada em antivírus para PCs e dispositivos móveis. A empresa possui antivírus para Android, Symbian e Windows Mobile. Seu modelo de negócios é a venda do serviço através de operadoras móveis.
0 comentários:
Postar um comentário