Em texto publicado no blog oficial da empresa (em inglês), o Google revelou que hackers da cidade de Jinan (China) acessaram contas de centenas de usuários do Gmail. Segundo o Google, uma característica incomum do ataque é que ele parece ter sido direcionado a usuários específicos.
“A maior parte dos ataques de hackers é genérica. Eles são projetados para coletar dados bancários ou enviar spam. Mas neste caso parece haver um foco em um grupo específico de usuários”, disse Eric Grosse, executivo de segurança do Google.
Entre os usuários afetados pelo ataque estão funcionários do governo dos Estados Unidos e de países da Ásia (principalmente da Coreia do Sul), militares, ativistas políticos chineses e jornalistas. As características dos usuários levantam a possibilidade de que o ataque possa ter motivação política.
O Google afirma que neutralizou a atividade dos hackers e notificou usuários e governos envolvidos na questão.
Hackers usaram técnica de phishing
A técnica usada pelos hackers chineses foi o phishing. Resumidamente, ela consiste em induzir internautas a instalar um programa malicioso ou visitar um site com código nocivo. Quando isto é feito, os hackers passam a monitorar as atividades do computador infectado e podem então descobrir as senhas do usuário.
Com as senhas em mãos, os hackers chineses teriam entrado nas contas de Gmail para monitorar correspondência de internautas e encaminhhar e-mails para contas de seu interesse.
Problemas entre Google e China são antigos
Os problemas entre o Google e a China começaram em janeiro do ano passado, quando o Google detectou um forte ataque hacker a seus sistemas vindo da China. Dois meses depois, a empresa decidiu redirecionar a versão chinesa de seu buscador para Hong Kong, fugindo da censura imposta pelo Governo chinês.
0 comentários:
Postar um comentário