domingo, 1 de maio de 2011

Acesso Negado: Como obter permissão em pastas bloqueadas no Windows 7

Você que utiliza o Windows, já deve ter tentado acessar alguma pasta na qual o erro "Você não tem permissão para acessar esta pasta" e apresentado na tela, certo? Mesmo que não tenha visto este erro, é muito interessante continuar lendo este artigo, pois, ele irá fazer com que você entenda melhor as funções de segurança do Windows instalado em HDs com sistema de arquivos NTFS.

Como vamos falar em "Obter ou Tomar" uma permissão que era de outro usuário, ou obter permissão em uma pasta "Sem dono", é necessário que seu usuário tenha permissões administrativas para realizar a funções, ou seja, seu usuário deve fazer parte do grupo de administradores do seu Windows.

Para que você entenda como tudo funciona, vou contar uma pequena história que ilustra a situação;

Como funciona a segurança em criação de pastas do Windows

Ao criar um pasta no seu Windows, dependendo do local onde esta pasta é criada (dentro de outras pastas), a pasta que você criou irá obter as permissões das pastas nas quais ela está, ou seja, suponhamos que sua pasta está dentro do Disco Local (E:), dentro ainda de uma outra pasta chamada Tuto (E:\Tudo\Sua_Pasta\). Neste caso, se você não alterou nenhuma configuração, sua pasta estará herdando as permissões de segurança da pasta "Tuto", que por sua vez herda as permissões da raiz (E:\).

Se as pastas anteriores não tem permissão para gravação de arquivos, a sua pasta também não terá, pelo simples fato de herdar as permissões da pasta pai.

Para que você possa gravar um arquivo na sua pasta, será necessário remover as permissões herdáveis e criar permissões livres e específicas para sua pasta, entretanto, se sua pasta foi criada por outro usuário do sistema, é possível que o sistema tenha tornado o mesmo como "Proprietário da Pasta" não sendo possível alterar as permissões da mesma, a não ser que você tenha a permissão adequada para isso.

Para complicar um pouco mais nosso caso, o criador da pasta, alterou as permissões da mesma e removeu todos os outros usuários que tinham permissão na pasta, com isso somente ele poderá acessar a pasta e suas configurações. Qualquer usuário que tente acessar a pasta, recebe a mensagem: "No momento, você não tem permissão para acessar esta pasta. Clique em Continuar para obter acesso permanente a esta pasta."

Acesso negadoWindows 7

Certo, então você clica em "Continuar" e boa, o sistema lhe dará permissão para acessar a pasta, certo? Em partes sim, entretanto, como o criador (Proprietário) da pasta, alterou suas configurações de permissão e deixou apenas o usuário dele ter acesso à pasta, você irá receber outra mensagem dizendo: "Você não obteve permissão para acessar esta pasta. Para obter acesso a esta pasta, será necessário usar a guia de segurança."

Sem permissão Windows 7

Muito bem, então você clica em "Guia de Segurança" e não entende nada do que está descrito lá? Este tutorial foi criado especificamente para você, veja a seguir o que fazer nessa situação;

Como tornar-se proprietário de uma pasta no Windows 7

Primeiramente, vá até a pasta que deseja obter permissão, clique com o botão direito do mouse sobre a mesma, e selecione a opção Propriedades;

Propriedades da Pasta Windows 7

Dentro das propriedades da pasta, clique na aba Segurança e em seguida no botão Avançadas;

Propriedades, Segurança, Avançadas - Windows 7

Dentro das propriedades avançadas de segurança de pasta do Windows 7, clique na aba Proprietário, e em seguida clique em Editar;

Editar proprietário de pastas Windows 7

Agora clique em Outros usuários ou grupos;

Outros usuários ou grupos - Windows 7

Agora digite o nome de seu usuário, clique em Verificar nomes e quando confirmado que seu usuário está correto, clique em OK;

Usuários - Windows 7

Selecione o nome do seu usuário, marque a caixa Substituir proprietário em subcontêineres e objetos, e clique em "OK";

Substituir proprietário em subcontêineres e objetos

Confirme a mensagem clicando em "Sim" e em seguida "OK";

Mensagem de confirmação Windows 7

Confirmando Windows 7

E pronto, agora você irá conseguir gravar, ler, executar e excluir dados da pasta determinada;

Permissão Windows 7

Viu como é simples?

0 comentários:

Postar um comentário