terça-feira, 3 de maio de 2011

Montar uma Rede Wireless

Pra quem não conhece o que é rede Wireless:

Uma rede sem fio refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofreqüência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.
O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.
Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

Itens necessários para Montagem:

image Roteador Wireless 54 Mpbs(Com maior numero de Mpbs,melhor será a distribuição de sinal e um alcance maior.

image image Notebook ou Desktop,o item mais importante para começarmos a montagem.(Os notebooks atuais vêem internamente adaptados uma placa de rede wireless,caso seu seja antigo terá de comprar,desktops não vem com placa wireless de fábrica,sendo assim terá de comprar também).Na montagem de uma rede wireless aconselhável o uso de mais de 2 ou 3 desktops ou notebooks.

image image Placa Wireless,principal item que capta o sinal do roteador ou Acesso Point.Terá de ser adquirido caso não há em seu notebook ou desktop.

imageO Acesso Point será o provedor,que enviará o acesso a todos os computadores distantemente.

Como instalar e começar a usar:

Vou passar a vocês um breve exemplo.

Você mora em uma casa a 200-500 metros do seu serviço,esta cansado de pagar o plano mensal da banda larga para os dois imóveis,então você decide a mudar para o sistema Wireless.Bem simples,basta você comprar um Acesso Point em sua casa,custa em torno de RÃ$150,00,adquirido você coloca o cabo que ia até a entrada do seu notebook ou desktop na entrada do Acess Point(depois do modem),sendo assim ele distribuirá o sinal para toda a casa e todo ao redor que o sinal for capaz de transmitir.Caso você deseja tornar sua rede privativa,terá que configura-lá com uma senha que só você terá acesso e uso daquela rede. Veja a imagem a seguir como funciona a rede wireless:

image

Caso você não tenha nenhum desses itens,o orçamento médio de tudo será em torno de RÃ$2500,00,na compra de 3 computadores médios,mais 2 placas wireless(uma para cada p.c., o com fio não haverá necessidade,somente se querer os três sem fio,assim terá que adquirir 3 redes wireless),1 acesso point para o envio de dados aos outros Pc’s,o modem para enviar os dados aos Acess Point,sem o modem não tem como fazermos a rede wireless.

Tendo tudo isso,você será capaz de montar uma rede wireless,caso ficou alguma duvida entre em contato ou mande um comentário será brevemente respondido,abraços.

0 comentários:

Postar um comentário