segunda-feira, 9 de maio de 2011

Hacktivismo chega aos dispositivos móveis


Ao invés de tentar obter de alguma forma o lucro financeiro com usuários de dispositivos Android, os criadores da recém-descoberta ameaça Android.Walkinwat querem passar a mensagem: “Não faça o download de software pirata”.

Assim como outras ameaças específicas para Android, a Equipe Norton aponta que a ameaça se faz passar como um aplicativo legítimo, nesse caso o “Walk and Text”. No entanto, ao invés de executar a funcionalidade esperada, a ameaça tenta coletar dados de telefone (Nomes, números de telefone, etc.).

Uma mensagem então é apresentada ao usuário, avisando que ele foi descoberto fazendo download de uma versão pirata do aplicativo. Uma mensagem SMS em inglês também é enviada para todos da lista de contatos do usuário com a seguinte mensagem: “Oi, eu fiz o download de um aplicativo pirata da Internet, ‘Walk and Text’ para Android. Eu sou estúpido, ele custa apenas 1 dólar. Não roube como eu fiz!”

O aplicativo conclui com uma mensagem final ao usuário, para ele de checar a sua conta de telefone, assim como providência a opção de comprar a versão legítima do aplicativo na Android Market. Embora esse não seja o primeiro caso de um justiceiro digital usando ameaças virtuais como um meio para enviar uma mensagem antipirataria, esse é o primeiro caso descoberto em ameaças para dispositivos móveis.

0 comentários:

Postar um comentário