quinta-feira, 19 de maio de 2011

Antivírus falso ataca computadores da Apple

O sistema operacional Windows, da Microsoft, não é mais o único alvo de pragas virtuais. De acordo com a companhia de segurança digital McAfee, cresce o número de ameaças ao Mac OS, plataforma que controla os computadores da Apple, na forma de antivírus falsos. Eles enganam usuários, que têm dados pessoais e bancários furtados.

O antivírus falso aponta diversas infecções por vírus ao mesmo tempo. Ao tentar desligar a suposta solução de segurança, o usuário percebe que a máquina foi travada e que só poderá ser acessada mediante o pagamento de uma determinada quantia via mensagem SMS ou por meio da liberação do número de cartão de crédito. É o equivalente a um sequestro virtual.

A ameaça invade o computador quando o usuário clica em links comprometidos ou baixa programas e arquivos contaminados. Ataques à redes sociais, como Facebook e Twitter, também são fontes de contaminação.

A melhor forma de contornar o problema é evitar executar tais ações e manter sempre um sistema de segurança habilitado e atualizado na máquina. Já existem diverssas soluções para Mac no mercado.

Até agora, os criminosos se concentravam na criação de programas prejudiciais para máquinas acionadas pelo sistema operacional Windows, instalado em mais de 90% dos computadores pessoais, aponta a empresa de segurança. Mas os Macs estão crescendo em número, e com isso se tornam alvos atraentes.

“A plataforma só vira alvo de ataques quando alcança uma certa dimensão no mercado. Com o crescimento da popularidade dos Macs, o número de ataques deve aumentar”, afirma Dino Daí Zovi, coautor do livro The Mac Hacker’s Handbook (Manual do hacker de Mac).

0 comentários:

Postar um comentário